ESTILO CABO FRIO – ARQUITETURA
Verde harmoniza lar e escritório
A necessidade de trabalhar em casa, imposta pelas restrições de combate à pandemia, obrigou cidadãos do mundo inteiro a repensarem na funcionalidade da residência. Atualmente, o lar também é um escritório, trazendo uma nova rotina de afazeres, que contrasta com a tranquilidade e o conforto doméstico.
As pessoas tiveram que se adaptar imediatamente para não perderem o ritmo de luta pela sobrevivência. Mas, aos poucos, começaram a perceber que algumas adaptações precisavam ser feitas para que o ambiente de trabalho fosse tão confortável, acolhedor e, sobretudo, funcional, como era a residência. E concluíram que era flagrante a necessidade de providências básicas para que houvesse, sobretudo, ventilação natural, uma boa iluminação ambiente e um espaçamento correto para a circulação de pessoas dentro de casa.
A partir de observações e análises individuais, houve uma notável demanda e um crescimento exponencial da arquitetura de interiores, para atender técnica e satisfatoriamente às necessidades de cada um. Eram soluções urgentes que precisavam ser adotadas durante o processo de transição.
Essas necessidades variam de pessoa para pessoa, caso a caso, orientando para que os mais atentos recorram a escritórios de arquitetura de interiores em busca de soluções. Este é o caminho imprescindível para a realização e intervenções seguras e corretas, atendendo particularmente a cada uma dessas demandas.
– Estávamos acostumados com a rotina de nosso dia a dia, sempre na correria para dar conta de tantos afazeres, reservando pouquíssimo tempo para permanecer em casa, no convívio com os familiares – comenta Cassius França, diretor da Álamo Arquitetura de Interiores e Paisagismo. Prossegue:- Passávamos a maior parte do tempo na rua, em tarefas que consumiam entre oito e doze horas diárias de nossa jornada. Esse ritmo acelerado fez com que deixássemos de nos relacionar com o ambiente doméstico, pois vivíamos como autômatos, ligados no “piloto automático”.
As restrições de aglomeração e contato físico impostas pela pandemia, fizeram com que o cotidiano da grande maioria das pessoas mudasse radicalmente. Além das modificações em tarefas corriqueiras, como ir ao mercado ou à agência bancária, por exemplo, houve também uma mudança significativa no sistema de trabalho da maioria dos cidadãos. A sociedade teve que se adaptar à realidade dos “home offices” de um momento para o outro. Reuniões que eram feitas numa mesa de discussão passaram para o ambiente virtual, numa tela dividida. O conforto que havia no lar também sofreu sérios abalos.
Um novo conceito de morar
Leonardo França, diretor de Projetos da Álamos, cita alguns exemplos de arquitetura que são de grande importância para o bom funcionamento de um lar, de um escritório residencial ou de qualquer outra tipo de residência.
“A arquitetura verde vem crescendo bastante” – diz ele, explicando: “É um segmento que visa a otimização de recursos naturais, reduzindo da melhor maneira os impactos nocivos ao meio ambiente. Utiliza recursos que, de alguma forma, nos conecta com a natureza e suas áreas verdes. São arquiteturas sustentáveis, que, ao mesmo tempo, trazem benefício para o lar e para o meio ambiente”.
Cassius menciona algumas soluções práticas para projetos de arquitetura verde, destacando jardins verticais, telhados verdes, e até lagos artificiais que trazem uma sensação de bem estar e naturalidade. Detalha: “Os jardins verticais são uma excelente opção para espaços reduzidos, podem ser adaptados em pequenas paredes, dando mais vida, cor, e um clima de natureza , que é um dos principais objetivos desse tipo de arquitetura”.
Os dois arquitetos ressaltam que a necessidade de as pessoas se recolherem, diariamente, ao mesmo ambiente, onde residem e trabalham, fez com que todos se voltassem para a arquitetura de interiores com um olhar mais atento. Todos querem resolver os problemas que se instalaram, de repente. Esperam por soluções práticas, inteligentes e econômicas, para ganharem mais qualidade de vida, seja no convívio familiar, seja no ambiente profissional, sob o mesmo teto.
Para mais informações:
Álamo Arquitetura de Interiores e Paisagismo
Cassius França – Tel.: (32) 9 9939-60-46 / E-mail: cassiusfranca8@gmail.com
Leonardo França: leonardo527jf@outlook.com
Fotos Divulgação
ENTRE EM CONTATO CONOSCO