quarta-feira, outubro 23, 2024
Machado Vieira Engenharia
InícioTurismoBúziosO Brasil visto pela gastronomia

O Brasil visto pela gastronomia

Fotos: Acervo Graça Albarado

A Chef Graça Albarado, de Armação dos Búzios, RJ, prepara coletânea para resgatar as tradições e originalidade da incomparável cozinha brasileira

Resgatar a identidade brasileira através de sua riquíssima gastronomia, mostrando a importância de nossos hábitos alimentares como elementos formadores de uma cultura nacional é a bandeira desfraldada pela renomada chef e professora de Gastronomia Graça Albarado.

Ao inaugurar a série Sabores e Aromas do Brasil, que será produzida em livros nas versões impressa e digital, focalizando detalhadamente peculiaridades de cada uma das cinco regiões geográficas que dividem o País, Graça traçou um plano de voo que fará de seu trabalho um grande diferencial dos tradicionais livros de receitas.

A vitória-régia, símbolo maior da flora amazônica

“Trata-se de um projeto com a visão do turismo gastronômico, percorrendo as ligações da culinária com o lugar onde é preparada, seus segredos, tradições ligadas ao folclore e aos personagens que transmitiram essa gama de conhecimento às futuras gerações” – explica a chef, que é diretora do Brasil Chef – Instituto Avançado de Gastronomia, em Armação dos Búzios, onde já formou dezenas de chefs que atualmente brilham em cozinhas dos principais hotéis e restaurantes do Brasil e do Mundo.

O tacacá, da cozinha paraense para os amantes da boa comida

DE VOLTA À AMAZÔNIA – Enquanto reunia material para produzir os textos do primeiro volume, dedicado à Região Norte, Graça resolveu verificar com os próprios olhos como a culinária mais autêntica do Brasil estava sendo cuidada pela nova geração de chefs. Visitou as principais cidades do eixo Pará-Amazonas e retornou a Búzios preocupada, porém mais determinada do que nunca em levar o seu projeto adiante.

“Não era apenas a Amazônia que estava sendo devastada de forma alarmante. Pratos tradicionais, que sempre seguiram a sabedoria das etnias indígenas estavam sendo alterados com a troca de temperos seculares por outros, importados de grandes centros. Precisamos resgatar nossas origens e resguardar o compromisso com a nossa própria história” – defende a professora, que durante três anos viveu em Alter do Chão, distrito de Santarém, vilarejo que recebeu, recentemente, a premiação de Melhor Destino Turístico do Brasil. Foi lá, desenvolvendo pratos e receitas para os principais hotéis e restaurantes, que a chef fez o seu “doutorado” na Gastronomia Amazônica. Aprendeu todos os segredos de farinhas, peixes, frutos, ervas, temperos, doces e bebidas, que hoje são consumidos no Brasil e no exterior.

As belezas de Alter do Chão ficaram marcadas na vida da chef

Uma chef que sempre pôs a mão na massa

A empresária e diretora do Brasil Chef – Instituto Avançado de Gastronomia, de Armação dos Búzios, é uma das mais premiadas e conceituadas estrelas da gastronomia brasileira.

Consultora e articulista de M.N. – Marketing Nutricional das principais publicações do setor em âmbito nacional; delegada da Felachs – Federação Latino-Americana de Chefs – Turismo e Hospitalidade (seção RJ/ Brasil) e certificada na World Association of Chefs Society mantém prestígio e reconhecimento profissional no Brasil e no Exterior, notadamente pelo idealismo que permeia o seu trabalho, defendendo as origens e tradições da gastronomia brasileira – admirada pelos grandes chefs de todo o planeta.

Graça Albarado, diretora do Instituto Brasil Chef, de Búzios

Recebeu por três anos consecutivos (2019, 2020 e 2021), o Prêmio Top Região dos Lagos / Gastronomia e o Prêmio Destaque.

É graduada em Gestão Hoteleira, especialista em Gestão de Segurança dos Alimentos e Pós-graduada de Docência em Gastronomia.

Desenvolveu o dom pela arte culinária desde criança, quando começou a ajudar a avó na preparação de doces, bolos e biscoitos, alguns tradicionais como o “champagne”, que ainda era artesanal. Também em Jundiaí, no interior de São Paulo, nutriu grande admiração pelas professoras de culinária que ensinavam receitas na TV. Sonhava em, um dia, também ser uma delas.

Já casada e com a ajuda dos filhos montou a sua primeira escola de culinária dentro de casa. A sala e a varanda ficavam lotadas. Era uma época em que ainda não havia cursos de gastronomia oficializados, o que propiciou o convite de empresas de grande porte como Nestlé, Garoto, Brastemp, para promover a qualidade de produtos e equipamentos.

Graça (à direita) e mais uma turma de novos chefs recém-formados

O chef Henrique Aquino, seu filho, foi presença marcante em sua vida. Ele a acompanhou em toda essa trajetória, qualificando-se ao nível de transformar um sonho em realidade, criando em Búzios a sede da Escola Casa do Chef, que logo abriu filiais em Jundiái-SP e Macaé-RJ, formando uma geração de chefs para restaurantes e grandes hotéis não apenas do eixo Rio-São Paulo, mas de todo o Brasil.

Companheiro de sonhos e ideais, Henrique faleceu, deixando à sua mãe um desafio que ela tenta vencer a cada dia, pesquisando, ensinando, esclarecendo, ampliando os horizontes de todos aqueles que amam a Gastronomia; a brasileira, em especial, em que Henrique foi mestre.

Graça Albarado estará neste final de semana e nos dois próximos, no Degusta Búzios, festival gastronômico que movimenta a cidade todos os anos. Pode ser encontrada no estande do Brasil Chef, na Praça dos Ossos.

RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Geribá Park Tennis

MAIS POPULAR