Finalmente o Poder Público resolveu reconhecer a importância que o Carnaval Carioca, principalmente o espetáculo dos Desfiles das Escolas de Samba do grupo especial, tem para a economia da Cidade, do Estado e do próprio País. Recentemente a Prefeitura do Rio de Janeiro publicou um estudo detalhado, mostrando a geração de empregos informais, arrecadação de impostos municipais, estaduais e federais, e resolveu cair na folia, assim como o Governo do Estado do Rio de Janeiro, que juntos desembolsaram o maior aporte de recursos que as escolas de samba do Grupo Especial receberam nos últimos anos.
Reunindo os financiamentos oficiais e o desembolsado por prefeituras municipais para ajudar suas representantes, ao menos três das escolas do grupo especial chegaram na avenida com carnavais estimados em mais de 10 milhões de reais. Isso faz com que outras escolas de samba joguem todas as suas fichas na possibilidade de um dia fazerem parte deste seleto time.
É o que acontece hoje, por exemplo, com a Acadêmicos de Niterói e Unidos de Maricá, integrantes da Série Ouro e da curiosa experiência da Império do Vale, sediada em Vassouras, e que reúne alas de diversos municípios do Vale do Café. Esta agremiação foi submetida a uma avaliação neste Carnaval.