Janice Kunrath
Em 2016, na sequência do projeto Destino Educação, com sua primeira edição realizada em 2015, na cidade de Armação dos Búzios, tendo como mote o tema do Dia Mundial do Turismo (“Turismo para todos – Promover a Acessibilidade Mundial”), foram realizadas diversas ações locais e regionais, culminando nesse evento que buscou investir na Educação e consolidar a sua atuação nas áreas de Turismo, Cultura, Arte, Esporte, Saúde, História e Meio Ambiente.
O projeto promoveu encontros de artistas locais e da Associação dos Pintores com a Boca e os Pés (APBP), os quais me surpreenderam muito pela garra, empatia, espírito de equipe e desenvoltura dos mais de 10 pintores, que trouxeram suas obras inspiradas em paisagens de Búzios, expostas durante o evento. Uma troca de experiências e vivências únicas com todos os participantes!
O evento promoveu palestras de representantes do turismo, das artes, do meio ambiente, da saúde, com demonstrações de um jardim sensorial, além de apresentações de redações, desenhos e maquetes de alunos, produzidas de forma que portadores de deficiência visual pudessem tocar e sentir representações de recantos da cidade de Búzios, buscando despertar nos alunos o interesse pelo Turismo como uma alternativa para o seu futuro profissional.
Dentro desse leque de atuações do projeto, as organizadoras do evento, juntamente com os membros da APBP, vislumbraram a oportunidade e o interesse de integrar o artista Ezequiel Simas na Associação, buscando incentivar ações de aprendizado, através da disponibilização de materiais, bem como de aulas práticas oferecidas pelos membros da Associação, ensinando quais os meios e técnicas de pintura com a boca são necessários para que a produção dessas obras tenham qualidade e excelência nas pinturas, requisitos necessários para se tornar membro.
Com essa característica, a associação garante uma renda substancial por toda a vida ao associado, mesmo que venha a se incapacitar como pintor. A renda é derivada da venda dos trabalhos transformados em cartões e calendários que são publicados pela APBP em várias partes do mundo.
Continuamos firmes no propósito de possibilitar a inclusão do artista Ezequiel Simas, acompanhando seu desenvolvimento, incentivando e amparando através de apoios tanto na compra de seus quadros, como na aquisição de materiais e treinamentos, agora com a colaboração também de artistas locais para ampliar os seus horizontes artísticos.
O tema do dia Mundial do Turismo de 2022 é “Repensando o Turismo: da crise à transformação.” Que esse tema contribua para colocar as pessoas e o planeta em primeiro lugar e reunir todos em torno de uma visão partilhada para um setor mais sustentável, resiliente e inclusivo.
A colaboração e incentivo de cada um é importante para que Ezequiel conquiste esse grande e belo desafio de ser incluído como membro da Associação dos Pintores com a Boca e os Pés. Contamos com a ajuda de vocês!
São lemas dos artistas da Associação do Pintores com a Boca e os Pés:
“Todos os artistas recusam caridade, preferindo reter seu respeito próprio competindo em termos iguais com artistas normais.”
“Para serem reproduzidos, os trabalhos são inteiramente selecionados com base no potencial de vendas artístico, e não nas necessidades dos artistas.” (Fonte: APBP)
É hora de aprimorar a técnica e o talento
Como integrante da Associação dos Pintores com a Boca e os Pés, uma das parcerias mais envolventes que experimentei foi com o Projeto Destino Educação, organizado por Marta Queiroz, diretora da Revista Destinos Serra & Mar, e pela empresária e artista Janice Kunrath. O projeto foi realizado na cidade de Armação dos Búzios. Suas belezas naturais foram retratadas pelos artistas da APBP do Rio de Janeiro, sendo expostas em um evento de grandes surpresas.
Uma delas foi o privilégio de conhecer o trabalho do pintor Ezequiel Simas. Um dos objetivos que traçamos foi o de unir esforços para que ele seja treinado para fazer parte do nosso time de artistas, sobretudo pelo apoio financeiro que facilitará o crescimento artístico que ainda necessita.
Entretanto, alguns obstáculos enfrentados têm resultado em uma demora maior do que imaginávamos. Com o apoio do artista Wilson Mendonça, que vem mantendo encontros semanais com Ezequiel, verificando suas necessidades e aprimorando técnicas, seguimos com o nosso objetivo. Além dele, outros mais são a prova de que a beleza humana desponta como outra grande surpresa nessa trajetória. Acreditamos que, em breve, Ezequiel brilhará como merece, ganhando o mundo com sua arte, seu ilimitado carisma e determinação (Marcelo Cunha, membro filiado à APBP).
SUPORTE – Tentando ajudar Ezequiel a aprimorar suas habilidades para que possa conseguir uma bolsa da APBP, o arttista plástico Wilson Mendonça , de Búzios, integrou-se no mutirão que dá um suporte de técnicas e conhecimento ao artista portador de deficiências. “Estamos readaptando a cadeira de rodas para que Ezequiel tenha mais conforto e maior mobilidade para pintar, além de buscar técnicas que se encaixem à sua limitação de movimentos” – explica Wilson, que se solidarizou à luta de Ezequiel. Wilson expõe seu trabalho em ateliê e galeria instalados no Geribá Tennis Park.