Estilo Cabo Frio: artesanato

ESTILO CABO FRIO- ARTESANATO

O complemento das belezas naturais

Uma das atrações de Cabo Frio é o seu artesanato, rico em criatividade, beleza e variedade de materiais. Selecionamos o trabalho de quatro artistas que se destacam na cidade.

BORDADOS E RENDAS

Monica Perissé gosta de trabalhar com cores, bordados e rendas, em peças que alegrem a vida e a casa das pessoas. Tenta produzir arte diferenciada, com bom acabamento e de alguma forma, exclusiva.

Acha que falta maior valorização do trabalho artesanal, tão importante para a fixação de nossa cultura.
Embora desconheça ações públicas de apoio ao artesanato em Cabo Frio, acredita que poderia ser uma atividade de grande valorização para o turismo da cidade.

“Aqui, não vejo um tipo único de artesanato, que formasse a identidade da cidade, embora existam alguns que reproduzam os ícones locais. Os artesãos passeiam por técnicas diferentes, produzindo uma arte que enfeita e, muitas vezes, tem utilidade prática” – o que, segundo ela, parece despertar mais interesse nos consumidores.

CF32
CF33
CF34
CF35
Anterior Próximo

PINTURA EM CERÂMICA

Baiana de Ilhéus, a artesã Lina Neves, de 63 anos, morou no Rio e mudou para Cabo Frio há quase 15 anos. Ali criou a marca Aqui Se Faz. Mas suas habilidades manuais começaram cedo, quando ainda criança passava suas tardes fazendo as roupas de suas bonecas. Um trabalho simples, mas que despertou na artista sua paixão pela costura.

Desde então nunca deixou de produzir, trabalhando em diversas técnicas artesanais, como pintura de cerâmica e porcelana, costura e desenho. Agora, utilizando materiais descartados cria peças únicas e surpreendentes. Dando preferência ao reuso de materiais alternativos e objetos descartados, Lina faz com que peças que poluiriam o meio ambiente se tornem itens de uso pessoal e para casa. Em suas peças, roupas em jeans e ferragens de todo tipo, viram trabalhos autorais e únicos, que vão de bolsas a toalhas, colchas de fuxico e suntuosos espelhos. Lina atualmente expõe na Feira Periurbana de Búzios, na Ferradura.

CF36
CF37
CF38
CF39
Anterior Próximo

FIBRAS NATURAIS

Tia Eva Gomes tem 62 anos e nasceu em Cachoeiras de Macacu. Escolheu Cabo Frio para morar há mais de 30 anos. Desde a infância trabalha com fibras naturais, como palha de milho, de bananeira, de tábua e outras.
Em Cabo Frio já expôs na Casa de Cultura. Fez, também, exposição de presépios em fibras naturais na Casa de Cultura em Cabo Frio, São Pedro da Aldeia e na Casa de Cultura de Aperibé, além da Praça Santos Dumont, em Búzios .

Participa de feiras locais onde percebe que realmente há valorização do artesão. “A cidade de Cabo Frio é linda e tem tudo para oferecer um bom espaço para os artistas, o que daria grande apoio às atividades turísticas” – comenta.

Ultimamente expõe suas peças na Praça das Primaveras, em Barra de São João, segundo distrito de Casimiro de Abreu.

CF40
CF41
CF42
CF43
Anterior Próximo

PINTURA EM VIDRO

A Arte da Bela é a marca da artista artesã Isabela Rosa do Valle, 57 anos, que de forma intuitiva desenvolveu a técnica de pintura à mão livre sobre vidro. Como principal estímulo à sua criação está o conceito dos 3 Erres – “Reuse, Reutilize, Recicle”. Tomando como base para suas criações a reutilização de garrafas, potes e outros objetos que tenham como matéria prima o vidro, transforma o que iria para o lixo em arte.

Como toda artista, a sua alma curiosa passou a buscar novas formas de transformação. Vem há alguns anos introduzindo a pintura em madeira, técnicas de pátina e pintura em tela no seu leque de criação.
As telas e quadros de Bela são inspirados em Cabo Frio, sua cidade natal, retratando com delicadeza as cores da natureza que tanto ama.

A artista desenvolve sua arte há mais de 25 anos e já tem em seu currículo a presença em diversas exposições, feiras e encontros de arte há mais de 17 anos.

CF44
CF45
CF46
CF47
Anterior Próximo

ALDEIA CRIATIVA

É um coletivo de criação artística que funciona há três anos na Região dos Lagos. Idealizado e organizado pela educadora Kelly Aoki, nascida em Cabo Frio, e moradora em São Pedro da Aldeia. As cidades vizinhas tornaram-se sedes desse evento que reúne dezenas de artistas em diversas exposições. A Aldeia une arte, artesanato, recreação, boa convivência, gastronomia artesanal e muita alegria. As edições são temáticas e sempre muito criativas. Desde maio de 2020 a Aldeia está funcionando no Instagram. Acesse: @criativaaldeia. Ainda não há previsão para a volta dos encontros presenciais mas, mesmo na internet, sempre há lugar para novos participantes. Contato: (22) 9 8150-4822.

CF49
CF50jpg
CF51
CF48
Anterior Próximo ENTRE EM CONTATO CONOSCO