ESTILO CABO FRIO – MEIO AMBIENTE
Praia do Peró recebe a “Bandeira Azul”
A certificação de “Bandeira Azul” para a Praia do Peró, uma das mais bonitas de Cabo Frio, elevou-a à condição de praia-modelo, a exemplo da Praia da Reserva e da Prainha, situadas no Recreio dos Bandeirantes, na cidade do RJ.
Além da excelência na qualidade da água, controlada regularmente, das ações de educação ambiental para os frequentadores, dos equipamentos de acessibilidade para pessoas com deficiência e do respeito aos diversos aspectos de segurança, desde a proteção do cidadão na areia à do banhista na água, rotularam essas praias como as que são verdadeiramente completas, na opinião de quem entende de praia.
A espanhola Paloma Arias é uma dessas especialistas. Já fez parte da Fundação de Educação Ambiental (Foundation for Environmental Education – FEE), instituição internacional com vários programas sócio-ambientais espalhados nos cinco continentes, com sede na Dinamarca. O principal deles é o “Bandeira Azul”, criado na Europa em 1986, que, obedecendo a diversos critérios técnicos, passou a certificar as melhores praias da Dinamarca, França, Inglaterra, Espanha e Portugal.
“A premiação foi uma forma de estimular governos e populações locais a zelarem por suas praias, em vez de ficarem pagando multas por infrações ambientais” – explica Paloma. Hoje, o Programa reúne 47 países, estipulando um elenco de 34 critérios para que as praias se habilitem à cobiçada certificação.
Empolgados com os resultados alcançados no Pontal do Peró, ambientalistas de Saquarema, Maricá, Macaé e Niteroi têm pedido apoio a Paloma, agora vinculada oficialmente à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, de Cabo Frio.
Ela explica que os 34 critérios de certificação foram divididos em quatro áreas: qualidade da água, ações de educação ambiental, acessibilidade e segurança. Garante que os técnicos do Programa são muito exigentes em suas análises e cita o exemplo de Copacabana, como uma candidata com sérios problemas. “Não basta ser famosa, a qualidade da água é uma questão fundamental; e nisso, a praia mais badalada do mundo fica devendo”- comenta.
Os verdadeiros fiscais da natureza
A vice-presidente da Associação de Moradores e Proprietários do Pontal do Peró, Marta Rocha, e seu marido, José Machado da Silva, parceiros de trabalho, são apoiadores do “Blue Flag” – como o Programa é conhecido no exterior. Eles são responsáveis pela implementação de ações de educação ambiental que vêm alcançando resultados promissores, não apenas no comportamento dos frequentadores da praia, mas principalmente na recuperação da vegetação de restinga, incluindo as areias do Peró e as encostas do Morro do Vigia.
São ações que envolvem estudantes, professores, moradores e voluntários em geral, despertando um novo senso de responsabilidade no trato com a natureza. Outro resultado auspicioso é a grande ocorrência de aves marinhas, que passaram a atrair também a atenção de observadores de pássaros.
Marta destaca o papel fundamental da bióloga Beth Franco, que fornece orientações técnicas ao voluntariado, e a parceria com a Casa de Gaya, Universidade Veiga de Almeida, Projeto Albatroz, Instituto Escola do Mar e a ONG Amigos do Peró, responsáveis diretos pelo êxito do “Bandeira Azul”.
Fotos Paloma Arias e Marta Rocha