O tour guiado Caminhos do Café, a mais nova atração turística de Vassouras, a Princesinha do Café, já está funcionando. A inauguração do projeto aconteceu, oficialmente, no final de semana, com as presenças do secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Wanderson Farias, e da secretária de Cultura, Ângela Maria. O projeto é da Prefeitura de Vassouras, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo – Sedet.
Após passarem pelo Centro de Atendimento ao Turista (CAT), na manhã do último sábado, 27, os primeiros visitantes foram recebidos na Chácara Modelo, onde o Sr. Osvaldo Lopes mostrou a sua plantação e contou a história dos pés de café. Lembrou do tempo em que Vassouras foi a cidade mais importante do País, no início do século XIX, quando concentrava os mais prósperos fazendeiros do Brasil, os barões do café.
Em seguida, os visitantes participaram de degustação da bebida, acompanhada de quitutes preparados na propriedade. De volta ao Centro Histórico, os turistas acompanharam a sessão de torra realizada no Vassouras Café Escola e degustaram o café gourmet, da barista Rose Margareth.
O prefeito Severino Dias, destacou que o Projeto Caminhos do Café é motivo de orgulho para todos. “A Prefeitura de Vassouras apoia e se orgulha dessa novidade preparada pela Sedet. O turismo é muito importante para o desenvolvimento de Vassouras e sua projeção nos cenários estadual e nacional”, ressaltou.
O secretário Wanderson Farias lembrou que o Projeto era um desejo antigo seu e de toda sua equipe de trabalho. “Oferecer turismo de experiência era um desejo antigo nosso. Ficamos muito felizes com os elogios dos primeiros visitantes”, comentou.
O secretário destacou o trabalho que Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo segue realizando e rendeu, inclusive, a mais recente edição do Prêmio CIETH Destaque do Turismo. “A premiação nos alegra muito, mas o mais importante para nós é o reconhecimento dos vassourenses. Trabalhamos o tempo todo para reposicionar Vassouras e gerar emprego e renda para nossa população”, concluiu.
Um passeio com sabor de História
O Caminhos do Café tem o objetivo de conduzir o turista por uma experiência com o grão que dá nome ao Vale, do plantio até a degustação. A rota começa no Centro de Atendimento ao Turista (CAT), localizado no Centro Histórico. Na sequência, os turistas serão recebidos na Chácara Modelo, onde o proprietário Osvaldo Lopes vai contar lendas e curiosidades sobre o grão enquanto conduz uma visita pela plantação.
De volta ao centro da cidade, os visitantes terão uma experiência no Vassouras Café Escola, que fica ao lado da praça Barão de Campo Belo. Depois da torra, será a vez da degustação de café.
- Roteiro tem aproximadamente 1h40min de duração;
- Saída – Centro de Atendimento ao Turista (Antiga Estação Ferroviária);
- Visita à Chácara Modelo, com um tour guiado pelo proprietário Oswaldo Lopes, que mostrará a plantação de café e contará lendas e curiosidades;
- Visita à Escola de Café, onde serão apresentados os equipamentos usados na moagem do café torrado;
- O tour terminará na Praça Barão de Campo Belo, onde o turista conhecerá o Centro Histórico;