domingo, maio 19, 2024
Machado Vieira Engenharia
InícioArteCamisetas solidárias

Camisetas solidárias

Artista plástico cria grife e usa os pés para produzir camisas que ajudam pessoas a enfrentar dificuldades impostas pela pandemia

Em função da pandemia de Covid-19 e o isolamento social,  tivemos diversas alterações nos planos de muita gente em todo o mundo, desde o início do ano de 2020, segundo pesquisas feitas por órgãos competentes e veículos da mídia responsáveis em nos trazer notícias claras com dados relevantes e verdadeiros sobre a real situação do nosso país.

Moradores de todos os estados do Brasil viram-se obrigados a se reinventar dentro de casa e descobriram atividades utilizando a internet. E com a classe dos artistas de rua e outros artistas de um modo geral não foi muito diferente. Muitos desses artistas enfrentaram dificuldades financeiras, sem as suas principais fontes de renda, tendo que recorrer à ajuda de familiares e amigos mais próximos; ou, então, recebendo doações de cestas básicas de órgãos e pessoas preocupadas e interessadas em ajudar a amenizar as questões das famílias que ficaram em situação de pobreza.

Fazendo arte com os pés

Vamos citar o exemplo do artista plástico Victor Pesant, que utiliza os pés para pintar suas telas.

Sua história é uma lição de perseverança e encorajamento para seguirmos em frente e lutarmos pelos nossos sonhos, por mais difíceis que pareçam.

Pesant, através de suas limitações físicas, jamais se acomodou. Pelo contrário, enfrenta com coragem barreiras que a sociedade lhe impõe. Não se omite. Ao contrário, reúne forças para vencer preconceitos e seguir em frente com a sua luta pela igualdade de direitos entre os cidadãos. Alcançar os sonhos que almeja é a sua meta.

Filiado à APBP

O jovem artista é muito determinado e versátil. Além de artista plástico integrante da Associação de Pintores com a Boca e os Pés – APBP -, que existe desde 1956, participa de exposições no Brasil e no exterior, apresentando o seu trabalho ao vivo.

Vítor também é bailarino e integra a Companhia de Dança Pulsar, com a direção e coordenação da professora e bailarina Maria Teresa Taquechel, aluna da bailarina Angel Vianna, do Rio de Janeiro. Já realizou performances como “Nas vizinhanças de Renata” e “Telas Vivas”, entre outras, com diversas apresentações em lugares dentro e fora do Rio de Janeiro, misturando dança contemporânea com a pintura em corpo. 

Pesant está sempre buscando agregar algo em sua carreira artística. Espera ter a possibilidade de transformar muitas vidas através da sua maneira de enxergar o mundo e do legado que carrega em sua bagagem. “A arte muda e transforma para muito melhor a visão de todas as pessoas que aparentemente já se deram como roubadas de si “.

Educação: o maior sonho

Victor Pesant têm muitos sonhos, todos envolvidos na questão das necessidades de fazer algo em prol da educação em seu país. Acredita que a arte possa cumprir um papel importante na vida e na formação dos cidadãos. Isso os tornará cada vez mais competentes e capazes de entender a si mesmos como pessoas de bem, preocupadas em zelar pelo bem estar de todos.

Ele sempre pode contar com o apoio de seus familiares e amigos, principalmente com a ajuda fundamental da sua fiel escudeira e amada mãe.

Fotos Vini Correa

Surge uma solução para a crise

O artista plástico Pesant, conseguiu realizar no início do ano de 2020 o sonho de produzir camisetas personalizadas com a sua grife. Isso tornou-se possível com o apoio dos seus amigos Alexandre Dallier, tatuador, empresário, e também dos empresários Fernando Candido e seu sócio Bruno Henz, fundadores da plataforma Ink Club, que apostaram em Pesant.

Os fundadores do Ink Club criaram um projeto especial, através da venda de camisetas. As estampas foram selecionadas através de um concurso para ajudar artistas que ficaram sem trabalho durante a pandemia, entre eles tatuadores, fotógrafos, ilustradores e pintores.

O projeto foi firmado em parceria com a Reserva Ink, uma das empresas do grupo Reserva, que também tem o propósito de ajudar famílias que estão em situação de vulnerabilidade.

Para cada camiseta vendida a Reserva doa cinco pratos de comida às famílias cadastradas por ONGs.

Como adquirir o produto

Em gratidão ao apoio dos amigos, que proporcionaram a materialização de seu sonho, Pesant declarou: “Aprendi a fazer coisas que eu não imaginava ser capaz de realizar”.

Pesant espera contar com o apoio de todos na compra de camisetas ART PESANT e também de outros colegas. 

As camisetas estão disponíveis para compra pelo site www.loja.inkclub.tattoo ou através do Insta do artista Pesant: @pesant.art e todo o lucro das vendas será destinado ao artista Victor Pesant.

O artista almeja futuramente abrir um espaço onde possa descobrir, formar e orientar talentos, agregando técnicas e conhecimento, transformando e mudando vidas através da arte. Acredita que a arte é ferramenta fundamental na formação de pessoas íntegras.

RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Geribá Park Tennis

MAIS POPULAR