terça-feira, outubro 22, 2024
Machado Vieira Engenharia
InícioArteEm busca das rendeiras de Cabo Frio

Em busca das rendeiras de Cabo Frio

Reorganizar as rendeiras de Cabo Frio, na Região dos Lagos, em torno de uma Associação que as represente e que transmita a arte secular através das gerações. Esta é a missão da professora, pedagoga e artesã Eliane Guedes (na foto, à esquerda), para quem fazer renda “é uma paixão, embora não renda o que uma rendeira mereça”.  

Explica que as rendeiras cabofrienses, que costumavam se reunir habitualmente, estão desaparecendo. Umas envelheceram bastante, outras morreram e as que resistem foram separadas geograficamente, com a emancipação dos municípios de Búzios e Arraial do Cabo, então distritos de Cabo Frio.

Eliane criou uma Associação de Rendeiras, já conta com a adesão de quatro filiadas e continua participando de eventos, em busca do paradeiro das rendeiras de Búzios e Arraial, principalmente. Conseguiu o apoio de uma empresa para fazer um artesanato paralelo, utilizando a palha do milho e dando um destino útil a ele, que é bastante consumido nas praias da cidade, mas é descartado aleatoriamente.

“Precisamos passar essa tradição para as novas gerações, absorvida pela tecnologia. Assim como a cerâmica, fazer renda também é terapêutico: relaxa, alivia e cura as tensões” – garante.

 

CONTATO

Eliane Guedes está no Instagram: 

https://www.instagram.com/elianeguedesatelier/

Ou no WhatsApp: 022 997083610

RELACIONADAS
- Advertisment -
Geribá Park Tennis

MAIS POPULAR