quarta-feira, maio 8, 2024
Machado Vieira Engenharia
InícioArteInaugurada em Búzios a Exposição “A Arte de Incluir”, exemplo de garra...

Inaugurada em Búzios a Exposição “A Arte de Incluir”, exemplo de garra e superação de Ezequiel Simas

06-ezequeil-simas-buzios

Será inaugurada às 18 h de hoje, no Espaço Cultural Zanine, na Estrada da Usina Velha, 600 – Village de Búzios, a exposição “A Arte em Movimento”, com peças criadas pelo artista plástico Ezequiel Simas. O pintor possui paralisia cerebral e produz telas a óleo desde os 11 anos. Ele vem burilando o seu dom artístico e se esmerando nas técnicas de pintar com a boca para tentar ingressar na Associação de Pintores com a Boca e os Pés – APBP, entidade que reúne artistas com deficiência de diversos países. É o seu grande sonho.

A exposição é promovida pela Prefeitura de Búzios, através da Secretaria da Pessoa com Deficiência, em parceria com a Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico, e estará aberta ao público até o próximo dia 24, funcionando de segunda a sexta, das 9 às 17 horas. Simultaneamente, o Projeto “Cantando a Lua”, da secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico, terá diversas participações, entre elas a do artista Gregório Caldas, que pinta com a cabeça.

06-acervo-ezequiel-simas

“Convidei alguns amigos para uma noite de demonstração da capacidade e do talento dos artistas com deficiência. Será uma chance de mostrar que a arte inclui a todos. E é ela a minha grande esperança de, um dia, fazer parte da APBP. Torço para esse dia chegue logo” – declarou Ezequiel, emocionado com a oportunidade de apresentar os seus quadros e os de seus companheiros à sociedade buziana e aos turistas que visitam a cidade.

06-acervo-ezequiel-simas-arte

O artista plástico Marcelo Cunha, membro da APBP e um de seus principais divulgadores no Rio de Janeiro, é também um dos grandes incentivadores de Ezequiel:

“Um dos presentes de conhecer a Cidade de Búzios ao participar do Projeto Destino Educação, anos atrás, foi conhecer o artista Ezequiel Simas. Sua persistência é tão admirável que, mesmo diante das dificuldades de coordenação motora, nunca abandonou o projeto pessoal de produzir arte.

Acredito que de todas as obras que já produziu e de tantas outras que
produzirá, a maior certamente é a sua própria vida. Vejo nesse grande
guerreiro um exemplo de resiliência, sempre buscando alçar voos maiores, através da exposição que realizará e de todas as formas que lhe forem possíveis!” – concluiu.

RELACIONADAS
- Advertisment -
Geribá Park Tennis

MAIS POPULAR