A cidade de Santarém, a “Pérola do Tapajós“, principal centro urbano financeiro, comercial e cultural do Estado do Pará, está completando 361 anos de fundação neste 22 de junho. A cidade é uma das mais antigas da Região Amazônica e se constituiu como uma das mais importantes também.
O maior patrimônio de Santarém é o rio Tapajós. Ao longo de seu leito estão sediadas comunidades tradicionais, afluentes, uma incrível diversidade de peixes, matas exuberante, pássaros e frutas; o artesanato de grande inspiração, sua história e cultura complementam o acervo turístico da região.
As praias são também um forte atrativo do lugar com destaque para Alter do Chão, conhecido como o “Caribe Brasileiro”, por suas areias brancas e águas azul-turquesa.
O melhor jeito de conhecer o modo de vida do ribeirinho amazônico é percorrer as trilhas que cortam a Floresta e apreciar a comida à base de peixe, num local farto de rios, que mais parecem o mar, como o Amazonas e o Tapajós.
COZINHA TAPAJÔNICA – Para consolidar a importância da gastronomia local no cenário nacional, a chef Graça Albarado está organizando o workshop Cozinha Tapajônica Contemporânea, que acontecerá em Alter do Chão, no dia 23 de julho, das 10 às 13 horas, no Beloalter Hotel, um dos apoiadores do evento, em parceria com o Brasil Chef.
“O workshop é um projeto dedicado a divulgação de receitas regionais, de modo a contribuir com o desenvolvimento econômico e valorização da cultura local”- explica Graça, completando: “Além de contribuir para a geração de renda e enriquecimento da cultura local, 50% do valor arrecadado no evento será destinado para a doação ao Projeto Amigos dos Anjos de Deus, que busca ajudar crianças na luta contra o câncer, em Santarém”.
Recentemente, num almoço realizado no Beloalter Hotel, a chef teve a oportunidade de explicar detalhes do workshop para o governador do Estado do Pará, Helder Barbalho, e o prefeito de Santarém, Nélio Aguiar – que encerrou uma jornada de 75 ações desencadeadas pela Prefeitura desde o primeiro dia do mês, incluindo 46 inaugurações, na campanha intitulada “Santarém de Todos Nós”. A festa de aniversário culminou com um grande show.