Prefeitura de Santarém aguarda a presença de 150 mil pessoas em Alter do Chão, a maravilha do Pará, de 15 a 19 de setembro
Os preparativos para a maior manifestação cultural do oeste do Pará, o Çairé, já estão se intensificando. No período de 15 a 19 de setembro, na vila de Alter do Chão, serão realizados a Festa do Çairé e o Festival dos Botos.
“A população santarena e muitos turistas já aguardam ansiosamente pelo Çairé, porque durante dois anos não foi realizado, em razão da pandemia. Agora teremos a chance de ver os espetáculos que estão sendo organizados. Os trabalhos começaram no início do ano, para garantir uma festa ainda mais bonita”, enfatiza o titular da Secretaria de Cultura de Santarém, Luís Alberto Pixica.
A expectativa, segundo a organização, é retomar o turismo na cidade e recuperar a economia, pois durante os cinco dias de festa, são esperadas 150 mil pessoas.
Religião, culinária e folclore
A Festa Çairé é considerada por muitos estudiosos a maior expressão cultural da Amazônia. Congrega rituais religiosos, danças, músicas, culinária e encenação da lenda do boto, com o confronto dos grupos (botos) Tucuxi e Cor de Rosa, introduzido na festa desde 1997.
O Çairé de 2022 está sob a responsabilidade da Lei de Incentivo à Cultura, Namazônia e Prefeitura de Santarém, contando com a parceria do Banpará e patrocínio do Grupo Equatorial e do Programa Estadual de Incentivo à Cultura – SEMEAR, do Governo do Estado do Pará.
Barracão do Çairé já está pronto
A construção do Barracão do Çairé teve início na primeira quinzena de julho. Segundo o coordenador do rito religioso, Osmar Vieira, “os comunitários se reuniram na praça do Çairé e foram ao ramal do Laranjal, nas proximidades da vila de Alter do Chão, para a retirada do material (palhas e madeiras), sempre com a preocupação de preservar o meio ambiente. Foi o início dos puxiruns (mutirões), divididos em três etapas: abertura da palha, armação e cobertura do barracão. O barracão já está pronto para o grande dia do Çairé”, anunciou.
Festa dos Botos celebrará a Vida e o Amor
Os Botos Cor de Rosa e Tucuxi já anunciaram os temas para o festival, no Çairé 2022. ‘Macucauá: Celebrar a vida’ é o tema do Boto Cor de Rosa.
Para o presidente do Boto Cor de Rosa, Miguel Wanghan, a apresentação do tema já é uma prévia do que a população vai apreciar no Festival. “Foi uma noite linda e agora os brincantes vão trabalhar mais nas coreografias. Esse ano nosso tema será ‘Macucauá: celebrar a vida’, porque queremos levar alegria para o povo e mostrar nossa cultura”, destacou.
Já o Boto Tucuxi este ano vai defender o tema “Amor que faz a tradição”. Segundo o presidente Toninho Araújo, serão feitas várias homenagens e uma delas será para um dos fundadores do Boto Tucuxi, o Mestre Chuica. “Prometemos realizar um grande espetáculo, levando em consideração que a tradicional disputa dos botos no Çairé não aconteceu por conta dos problemas enfrentados pela pandemia, o que causou muitos malefícios para as agremiações e para a própria população conterrânea. Mas a diretoria não se deixou abalar, contando com um grandioso time que irá defender seus respectivos itens”, frisou.
O Festival dos Botos será realizado em dois dias, no Lago dos Botos. A apresentação da Associação Folclórica Boto Cor de Rosa será no dia 16 de setembro (sexta-feira), e do Grupo Sociocultural Boto Tucuxi no dia 17 (sábado).
Com informações de Ailanda Tavares e Fabriane Ramos, da Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Santarém, PA – Fotos: AD PRODUÇÕES e Wigder Frota