quinta-feira, outubro 31, 2024
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À moda do Rio

As cidades têm uma cara? Uma personalidade?  Qual é a cara do Rio?  Ou melhor: se o Rio fosse uma pessoa, como ela seria?  E já que este espaço é sobre moda, qual seria o seu estilo?

Interessante este exercício de projeção… provavelmente, se fizéssemos esta pergunta para 100 pessoas, teríamos 100 respostas diferentes.  Mas sendo o Rio de Janeiro uma cidade tão icônica, tão midiática em seus defeitos e qualidades, “a cara do Rio” está no imaginário coletivo e o seu lifestyle pode ser observado nas ruas e nas praias, sua passarela natural.

A beleza e a jovialidade de Roberta Queiroz, estampas do Rio / DSM – Foto da abertura: Engin Akyurt – Pixabay

A moda do Rio passa por seu ar descolado, sua alegria, sua adoração ao sol… em qual outro lugar se sai da praia para a balada, ostentando com tanta elegância uma rasteirinha de borracha e cabelos modelados pelo sal? Suas meninas (dos 7 aos 70) amam o colorido das saias estampadas com flores e frutas, que dançam em suas andanças por aí. Par perfeito para os shorts dos surfistas, incansáveis em suas mil cores.

A cara do Rio também aparece no culto ao corpo, em tops croppeds que deixam a barriga sarada (ou nem tanto, cariocas têm boa autoestima) de fora, leggings e biquínis cobiçados no mundo todo,  infinitamente reinventados.  Da cortininha às retrôs hot pants, passando pelo biquíni de crochê, fio dental e asa delta, todas as possibilidades em tão pouco tecido já passaram pelas areias do Leme ao Pontal.

Foto DSM

E só de sol vive o Rio?? Imagina… nos 4 dias que duram nosso rigoroso inverno, aproveitamos para ostentar  cardigans e echarpes, acompanhados de jeans destroyed e provavelmente rasteiras com meias. Afinal, com 20 graus os cariocas estão batendo queixo!

Porém, nem só de despojamento vive o Rio. Tem gente que acha que é lenda urbana, mas no Rio se trabalha, e muito.  Povo guerreiro e resiliente.  Mas mesmo em ambientes formais, conseguimos imprimir nossa criatividade em combinações high-low, misturando blazers e blusas de malha (com nozinho para as meninas e sem para os meninos), vestidos e tênis.

A proximidade com a natureza também entra nesta composição, e a preocupação com sustentabilidade já é real para várias marcas cariocas.  A Farm, por exemplo, se prepara para lançar sua primeira coleção carbono neutro, se comprometendo a plantar várias mudas de árvores para compensar o impacto ambiental.  Muitas outras marcas estão buscando alternativas neste sentido também.

Mas só no Rio encontramos este estilo descrito aqui?  Com certeza muitos destes elementos são a “cara” de outras cidades do Brasil, e o Brasil é o Rio, o Rio é o Brasil. A verdade (pausa para suspiro de orgulho) é que nossa marca colorida, multicultural e inovadora está espalhada por aí, encantando e inspirando o mundo.

Mônica Ximenes é formada em Publicidade e Propaganda, com pós-graduação em Marketing e professora de Comunicação da Universidade Estácio de Sá.  Apaixonada por moda, artes, livros, bicicleta e sol.

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