Mais de quarenta servidores, entre diretores de escolas e creches municipais, e técnicos da Secretaria de Educação de Armação dos Búzios participaram, nesta semana, de um curso de capacitação profissional para operar o Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação – Simec.
Durante dois dias, estes servidores ouviram palestras ministradas por Geovane Ebert, de empresa que há 12 anos presta assessoria e consultoria a mais de 20 municípios e entidades na área de captação de recursos federais e estaduais. O objetivo é que o município se especialize em mecanismos legais que objetivem a obtenção de verbas federais para a educação.
O prefeito Alexandre Martins compareceu à abertura do encontro e reiterou que uma de suas principais metas é prosseguir investindo em educação. Informou que, além da capacitação de pessoal para conseguir alavancar recursos previstos no Orçamento da União, a Prefeitura vem investindo na instalação de uma sede para a Secretaria, na recuperação de escolas e creches, que são muito antigas, em sua maioria.
“O sistema de educação de Búzios passa por uma grande reformulação. Estamos reformando todas as 28 unidades, entre escolas e creches. Acreditamos que, em um ambiente mais propício, professores e alunos tenham um rendimento bem mais proveitoso” – comentou, lembrando que Armação de Búzios é o primeiro município da Região dos Lagos a implantar uma gestão democrática na gestão desses estabelecimentos, promovendo eleição de diretores e integrantes de comunidades escolares. Acrescentou que, em breve, a Secretaria estará sendo transferida para uma sede própria e que o município ganhará mais duas escolas e duas creches, ampliando o atendimento à população de baixa renda.
Verba vem do Governo Federal
O Simec é um portal operacional e de gestão do Ministério da Educação (MEC) que abrange os assuntos relacionados às finanças na área da educação. Os gestores verificam os orçamentos e monitoram as propostas on-line do governo federal na área da educação, verificando o andamento dos Planos de Ações Articuladas (PAR) em suas cidades.
A capacitação mapeia e detalha o módulo Plano de Ações Articuladas (PAR), o seu objetivo é possibilitar a garantia de melhorias na gestão municipal, bem como auxiliar nas tomadas de ações na área de infraestrutura educacional. O entendimento do orçamento facilita os avanços na execução dos trabalhos visando as melhorias nas políticas públicas ofertadas à população.
“Quando o município possui técnicos e gestores bem capacitados, o município consegue captar mais recursos, em menos tempo, desenvolvendo ações mais planejadas e objetivas. E para preparar suas equipes, o município não precisa desembolsar recursos, pois a capacitação já é prevista pelas leis que regulam o assunto” – concluiu Geonave Ebert.
Também estiveram no evento a coordenadora de Assuntos Interinstitucionais, Denise Gonçalves, e a chefe de gabinete da Secretaria de Educação, Xênia dos Reis.