Entrevista com o secretário municipal de Turismo de Armação dos Búzios, Cristiano Marques
Quando os turistas dos transatlânticos estiverem desembarcando em Búzios, encontrarão novidades no Centro Histórico, onde diversas ruas foram pavimentadas para facilitar a acessibilidade. O secretário municipal de Turismo Cristiano Marques fala de como a cidade se preparou para receber as demandas da temporada de verão. Ele reassume a pasta e, de forma muito otimista, garante que o balneário está recuperando o prestígio de ser o quinto destino preferido dos turistas que visitam o nosso País.
Concedeu entrevista a Destinos Serra & Mar para colocar os assuntos em dia.
O bom filho à casa torna. Cristiano Marques está de volta à Secretaria de Turismo de Búzios!
Cristiano Marques – Nos últimos três anos voltei à minha origem hoteleira, depois de já haver passado duas vezes pela Secretaria de Turismo e o Búzios Convention Bureau, e uma agência de viagens que montei. Havia voltado para o grupo Colonna Hotéis, que foi a minha faculdade, foi ali que eu comecei no turismo. Administrei dois hotéis, o Colonna e o Galápagos, mas o prefeito Alexandre Martins foi lá e me resgatou. Sou o quinto secretário da pasta nesta gestão e parece que, agora, conseguimos dar uma direção para o turismo de nossa cidade.
Búzios é presença obrigatória nas feiras da ABAV…
CM – Nossa cidade é um dos principais destinos turísticos do País, o quinto destino mais visitado por turistas estrangeiros. É importantíssima a nossa participação na Expo Abav (Associação Brasileira de Agências de Viagens, realizada em setembro, no Riocentro). Aqui nós temos a oportunidade de trocar informações com os buyers, que são os compradores de pacotes turísticos, operadores de viagens, que vêm em busca de informações. E das novidades, é claro.
Como é que Búzios está se preparando para esta nova temporada de verão?
CM – Já realizamos a primeira reunião do Plano Verão, com o objetivo de preparar a cidade para receber o turista da melhor maneira possível. É um encontro que envolve todas as frentes empenhadas no turismo: o taxista, o receptivo, o representante de buggys, escunas, a Polícia Militar, a Pro-Lagos, Secretaria de Segurança, Saúde, Turismo e o próprio Prefeito. O objetivo dessa reunião é que todos os setores trabalhem em conjunto para ter uma cidade organizada.
Os transatlânticos também estão de volta…
CM – A próxima temporada promete bastante. No dia 17 de outubro abrimos a temporada de cruzeiros marítimos. Búzios é um dos principais destinos de desembarque do País. Temos 107 escalas programadas. Aproximadamente, 380 mil cruzeiristas passarão por nossa cidade nos próximos meses. Pesquisa da Fundação Getúlio Vargas garante que 82% desses turistas desejam retornar à cidade para se hospedar e desfrutar de tudo o que ela oferece; até porque, ao desembarcarem do navio, passam apenas de cinco a seis horas em terra firme. É muito pouco tempo para conhecer as belezas de Búzios. É aí que entra a estratégia da Secretaria de Turismo, criando um receptivo no desembarque desses passageiros.
Esses turistas passarão pelo Porto Veleiro?
CM – Sim, o Porto Veleiro é um porto privado, que continua oferecendo a melhor estrutura da cidade. É administrado pelo empresário Cadu Bueno, com quem estive em recente encontro da CLIA Brasil (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos), que reúne empresários do setor e que movimenta uma economia incrível. Isso sem mencionar os turistas que, normalmente visitam Búzios a cada ano, numa média de 1,5 milhão de pessoas. Sem falar também na demanda que é atraída por feiras de turismo, workshops, redes sociais, e o trabalho de promoção e marketing da Secretaria.
Essa demanda imensa de turistas também desperta grandes preocupações na área de saúde.
CM – Sim, a Secretaria de Saúde é um dos órgãos municipais que já estão empenhados no Plano Verão. Ela estará antenada com o número de pessoas que circularão pela cidade e, consequentemente, com uma estrutura de atendimento compatível com as necessidades. Em apenas uma temporada, isto é, durante o verão, a população aumentará de 40 mil para 500 mil pessoas. Somente no Réveillon são esperadas 300 mil pessoas! É um número muito grande, que requer o máximo cuidado.
Agora, vamos falar da novidade. Será o primeiro verão que o turista encontrará a malha urbana diferente: ruas largas, com piso novo…
CM – O Centro de Búzios está passando por uma revitalização. E isso vem gerando uma certa polêmica, não poderia deixar de falar. A maioria dos moradores aprova as mudanças que estão sendo feitas, isto é provado por pesquisa de opinião. Mas existe também uma boa resistência. Estamos substituindo os paralelepípedos antigos pelo piso intertravado, que favorece a questão da acessibilidade. Argumentam que a mudança está descaracterizando o Centro Histórico. Mas o principal objetivo dessa mudança é favorecer a circulação de pessoas com deficiência, os cadeirantes, que não conseguiam transitar pelo Centro de nossa cidade. Chegou o momento de tomar uma atitude e acreditar no turismo inclusivo, também. Em breve, estaremos materializando um sonho de meu “professor”, o saudoso secretário de Turismo, Isac Tillinger. Ele pregava que, quando essas mudanças fossem feitas, o Centro de Búzios se transformaria num shopping a céu aberto.